Dúvidas Frequentes

Orientações sobre a compra pela Internet

Para realizar a impressão, remarcação ou qualquer outra alteração nos dados da passagem adquirida através da internet é necessário comparecer a uma de nossas agências estando munido do documento oficial com foto do titular, de preferência o que foi utilizado no momento da compra e informar os dados da viagem.

O cancelamento ou reembolso deverá ser realizado pelo titular no próprio site onde a passagem foi adquirida dentro do prazo limite estipulado pela plataforma de venda. Após esse prazo a passagem apenas poderá ser remarcada.

Para compras realizadas com cartão de crédito o valor do reembolso estará disponível, com cobrança de multa de 5% do valor da tarifa de 30 a 60 dias a partir da data da solicitação como crédito na fatura do cartão. E para compras realizadas com cartão de débito o valor estará disponível, com cobrança de multa de 5% do valor da tarifa em forma de estorno até 07 dias na conta a partir da data da solicitação.

Pela internet no momento ainda não é possível solicitar gratuidades como: Idoso, Criança ou Passe Livre. Para solicitar o benefício basta comparecer a uma de nossas agências.

Orientações sobre os procedimentos de Remarcação, Reembolso, Transferência de Titularidade e 2° via de passagem!

A remarcação pode ser realizada em até 01 ano a partir da data da primeira emissão, basta se dirigir a uma de nossas agências portando o documento oficial com foto do titular e todas as vias do bilhete de passagem. Para remarcações solicitadas após 03 horas antes do início da viagem será cobrada multa de 20% do valor da tarifa.

Para solicitar o reembolso basta o titular se dirigir a uma de nossas agências portando o documento oficial com foto e todas as vias do bilhete de passagem, no prazo de até 03 horas antes do horário de início da viagem. O valor do reembolso estará disponível para recebimento em uma de nossas agências após 30 dias da solicitação, com retenção de 5% do valor da tarifa a título de reembolso. Caso você perca o prazo de até 3 horas antes do início da viagem, o bilhete continua com validade de até 01 ano a partir da data da primeira emissão e poderá ser remarcado com cobrança de 20% a título de remarcação.

Os bilhetes não utilizados que estiverem dentro do prazo de validade de até 01 ano, a partir da data de sua primeira emissão, podem ser transferidos nominalmente para outra pessoa. Basta se dirigir a uma de nossas agências, portando o bilhete de passagem com todas as vias, documento oficial com foto do titular da passagem e documento oficial com foto da pessoa que irá receber o bilhete. Para solicitar a 2° via do bilhete de passagem, basta comparecer a uma de nossas agências munido de um documento oficial com foto e informar os dados da viagem.

Quais documentos podem ser utilizados para embarque ou compra de passagem?

- RG;
- Carteira de trabalho;
- Passaporte;
- Carteira nacional de habilitação;
- Registro de identificação civil;
- Carteira de identidade expedida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo o território nacional, exemplos: OAB, CRM, CRC, CRO, CREA; - Cartão de identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à presidência da república incluindo o ministério da defesa e os comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
- Qualquer outro documento de identificação que possua fotografia e fé pública em todo território nacional;

As versões digitais de documentos oficiais com foto como CNH digital e E-título também podem ser apresentados desde que sejam utilizados nos respectivos aplicativos. Não serão aceitos fotos ou Prints dos mesmos.

Ou cópia autenticada em cartório de qualquer um dos documentos mencionados Em caso de Perca Furto ou Roubo do documento oficial com foto você poderá apresentar o Boletim de Ocorrência, desde que emitido há menos de 30 (trinta) dias ou cópia de um documento oficial com foto, autenticada em cartório. A validade de 30 dias do Boletim de Ocorrência está prevista na resolução 4308/2014 da ANTT.

Como funciona o embarque de Crianças?

Crianças de 0 a 11 anos só podem viajar desde que seja na companhia de um responsável legal. A partir dos 12 anos completos a criança poderá viajar sem a presença de um responsável legal, desde que apresente documento oficial com foto. Cada responsável legal devidamente comprovado terá o direito de transportar gratuitamente no colo uma criança de até 6 anos incompletos desde que não ocupe poltrona isoladamente.

Para a criança embarcar na companhia do pai, mãe ou irmão maior de 18 anos é obrigatória apresentação do documento oficial com foto do responsável e certidão de nascimento ou documento oficial com foto da criança.

Para a criança embarcar na companhia dos avós ou tios maiores de 18 anos é obrigatória apresentação da certidão de nascimento da criança e documento oficial com foto do responsável.

Crianças menores de 12 anos desacompanhadas dos pais ou responsável legal só poderão viajar com terceiros mediante apresentação de autorização judicial ou autorização de viagem com firma reconhecida pelos pais ou responsável legal. Responsável legal é a pessoa que possui judicialmente a guarda do menor, para mais informações entre em contato com o juizado da infância e da juventude.

Principais gratuidades

Idoso

Ficam isentos do pagamento de passagem em veículos do serviço CONVENCIONAL nas empresas de transporte intermunicipal pessoas maiores de sessenta e cinco anos de idade, devidamente comprovados pela apresentação de um documento oficial com foto. A gratuidade é limitada em até 02 vagas por veículo convencional. Para solicitar o beneficio, o passageiro ou representante do beneficiário deverá comparecer a uma de nossas agências munido do documento oficial com foto do mesmo, entre 15 dias até 48 horas de antecedência do horário previsto para embarque.

Criança

Cada responsável legal poderá transportar gratuitamente no colo, uma criança de até seis anos de idade incompletos, desde que não ocupe poltrona isoladamente. Observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

Portador de Deficiência

Pessoas com deficiência ou hemofilia ficam isentas do pagamento de passagem em veículos do serviço CONVENCIONAL nas empresas de transporte intermunicipal. A gratuidade é limitada em até 02 vagas por veículo convencional. Para solicitar o beneficio, o passageiro ou representante do beneficiário deverá comparecer a uma de nossas agências entre 15 até 30 dias de antecedência da data da viagem munido do cartão passe livre interurbano emitido pelo DETRAN e de um documento oficial com foto do beneficiário.