Dúvidas Frequentes

Orientações sobre a compra pela Internet

Para realizar a impressão, remarcação ou qualquer outra alteração nos dados da passagem adquirida através da internet é necessário comparecer a uma de nossas agências estando munido de um documento oficial com foto do titular e dados da compra. Sugerimos que o passageiro compareça ao local de embarque com no minimo 01 hora de antecedência da viagem.

O cancelamento ou reembolso deverá ser realizado pelo titular no próprio site onde a passagem foi adquirida dentro do prazo limite estipulado pela plataforma de venda. Após esse prazo a passagem apenas poderá ser remarcada.

Para compras realizadas com cartão de crédito o valor do reembolso estará disponível, com cobrança de multa de 5% do valor da tarifa de 30 a 60 dias a partir da data da solicitação como crédito na fatura do cartão. E para compras realizadas com cartão de débito o valor estará disponível, com cobrança de multa de 5% do valor da tarifa em forma de estorno até 07 dias na conta a partir da data da solicitação.

Pela internet no momento ainda não é possível solicitar nenhum tipo de gratuidade como: Idoso, Criança ou Deficiente... para o solicitar o beneficio basta comparecer a uma de nossas agências.

Quais documentos podem ser utilizados para embarque ou compra de passagem?

- RG;
- Carteira de trabalho;
- Passaporte;
- Carteira nacional de habilitação;
- Registro de identificação civil;
- Carteira de identidade expedida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo o território nacional, exemplos: OAB, CRM, CRC, CRO, CREA; - Cartão de identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à presidência da república incluindo o ministério da defesa e os comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
- Qualquer outro documento de identificação que possua fotografia e fé pública em todo território nacional;

As versões digitais de documentos oficiais com foto como CNH digital e E-título também podem ser apresentados desde que sejam utilizados nos respectivos aplicativos. Não serão aceitos fotos ou Prints dos mesmos.

Ou cópia autenticada em cartório de qualquer um dos documentos mencionados Em caso de Perca Furto ou Roubo do documento oficial com foto você poderá apresentar o Boletim de Ocorrência, desde que emitido há menos de 30 (trinta) dias ou cópia de um documento oficial com foto, autenticada em cartório. A validade de 30 dias do Boletim de Ocorrência está prevista na resolução 4308/2014 da ANTT.

Como funciona o embarque de Crianças?

Informamos que a LEI Nº 13.812, DE 16 DE MARÇO que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas alterou o Art. 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente, ficando previsto o seguinte: Art. 14. O art. 83 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

“Conforme a resolução RESOLUÇÃO Nº-295, DE 13 DE SETEMBRO DE 2019, o adolescente menor de 16 anos só poderá viajar desacompanhado com autorização feita pelos pais ou responsáveis legais, por meio de escritura pública ou de documento particular com firma reconhecida, por semelhança ou autenticidade. Para maior comodidade dos passageiros, estamos disponibilizando alguns modelos de autorização. * Lembre-se a autorização só será aceita com firma reconhecida por semelhança e autenticidade.”


Principais gratuidades

Idoso

Ficam isentos do pagamento de passagem em veículos do serviço CONVENCIONAL nas empresas de transporte intermunicipal pessoas maiores de sessenta e cinco anos de idade, devidamente comprovados pela apresentação de um documento oficial com foto. A gratuidade é limitada em até 02 vagas por veículo convencional. Para solicitar o beneficio, o passageiro ou representante do beneficiário deverá comparecer a uma de nossas agências munido do documento oficial com foto do mesmo, entre 90 dias até 48 horas de antecedência do horário previsto para embarque.

Criança

Cada responsável legal poderá transportar gratuitamente no colo, uma criança de até seis anos de idade incompletos, desde que não ocupe poltrona isoladamente. Observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

Portador de Deficiência

Pessoas com deficiência ou hemofilia ficam isentas do pagamento de passagem em veículos do serviço CONVENCIONAL nas empresas de transporte intermunicipal. A gratuidade é limitada em até 02 vagas por veículo convencional. Para solicitar o beneficio, o passageiro ou representante do beneficiário deverá comparecer a uma de nossas agências munido do cartão passe livre interurbano emitido pelo DETRAN e de um documento oficial com foto do beneficiário, entre 90 dias até 48 horas de antecedência do horário previsto para embarque.

Passagem Comprada em Agência

Para solicitar a remarcação, reembolso ou troca de titularidade da passagem é necessário comparecer a uma de nossas agências mediante a apresentação do bilhete com todas as vias e um documento oficial com foto do titular.

Cancelamento: O Cancelamento ou reembolso deverá ser solicitado pelo titular da passagem em até 03 horas antes do horário de inicio da viagem, após esse prazo a passagem apenas poderá ser remarcada. O valor do reembolso estará disponível para recebimento em uma de nossas agências com 30 dias após a solicitação. Para solicitações de reembolso é retido o valor de 5% sob o valor do bilhete de passagem, a titulo de comissão de venda e multa compensatória.

Remarcação: A remarcação poderá ser realizada em até 01 ano a partir da data da primeira emissão do bilhete de passagem. Remarcações que forem solicitadas após 03 horas antes do início da viagem será cobrada multa de 20% do valor da tarifa a título de remarcação.

Troca de titularidade: A troca de titularidade poderá ser realizada em até 01 ano a partir da data de emissão do bilhete de passagem. Para solicitar a troca de titularidade da passagem, é necessário que o titular ou terceiro compareça à uma de nossas agências estando munido do bilhete de passagem contendo todas as vias e documento oficial com foto do titular e do passageiro que irá receber a passagem.

Sugerimos que o passageiro compareça à agência com no mínimo 01 hora de antecedência da viagem, caso seja necessário efetuar algum dos procedimentos informados acima.

Passagem Comprada pela Internet

Para solicitar a impressão, remarcação, troca, transferência de titularidade, ou qualquer outra alteração nos dados da passagem adquirida através da internet é necessário comparecer a uma de nossas agências estando munido de um documento oficial com foto do titular e dados da compra. Sugerimos que o passageiro compareça ao local de embarque com no minimo 01 hora de antecedência da viagem.

Cancelamento: O cancelamento ou reembolso deverá ser realizado pelo titular do bilhete no próprio site onde a passagem foi adquirida dentro do prazo limite estipulado pela plataforma de venda. Após esse prazo a passagem apenas poderá ser remarcada. Para solicitações de reembolso é retido o valor de 5% sob o valor do bilhete de passagem, a titulo de comissão de venda e multa compensatória.

Para compras realizadas pelo cartão de crédito o valor do reembolso será estornado na fatura do cliente de acordo com prazo de atualização bancária pela administradora da bandeira do cartão, geralmente podendo ocorrer de 30 a 60 dias, ou seja de uma á duas faturas depois da data da solicitação de cancelamento.

Para compras realizadas pelo cartão de débito o valor do reembolso estará disponível na conta do cliente, de acordo com prazo de atualização bancária da instituição financeira, geralmente podendo ocorrer em até 07 dias úteis a partir da data da solicitação.”